Desporto

Devem os pais incentivar a prática desportiva pelos seus filhos ou reprimi-la, dando mais tempo para os estudos? Poderá a prática de um desporto contribuir para o sucesso académico? Como? Existe um leque muito variado de desportos, desde os colectivos aos individuais. Quando um jovem escolhe uma actividade e se envolve nela, está a desenvolver interesses pessoais, que podem contribuir largamente para que nunca venham a surgir comportamentos desviantes, como o consumo de drogas.

A prática de qualquer desporto implica a existência de sentido de responsabilidade pelo cumprimento dos compromissos assumidos, nomeadamente a assiduidade e a pontualidade aos treinos. Pressupõe também o estabelecimento de metas pessoais (entrar para a equipa principal, melhorar os tempos, aperfeiçoar um salto, por exemplo) e a tentativa de as alcançar. Esta implica persistência e trabalho continuado. Se transferirmos estas competências para o domínio académico, podemos ver que o seu desenvolvimento nesta área acarreta uma maior eficácia no estudo, fazendo prever um maior sucesso académico. Ver artigo na íntegra em:
http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=103762311B2A3A1FE0440003BA2C8E70&opsel=2&channelid=0 {backbutton}