nuno_maral

O bibliotecário Nuno Marçal, responsável pela biblioteca móvel de Proença-a-Nova, é o candidato de Portugal ao prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial (ALMA), informou a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).


O prémio Astrid Lindgren Memorial (ALMA) foi criado em 2002 pelo governo sueco em memória daquela escritora, e destina-se a distinguir escritores, ilustradores e entidades de todo o mundo que promovam a literatura infantil. Nuno Marçal, de 35 anos, é o responsável desde 2006 por uma pequena biblioteca itinerante que percorre as localidades de seis freguesias do concelho de Proença-a-Nova na divulgação do livro e da leitura. Pela "qualidade do projecto", a DGLB decidiu escolher Nuno Marçal, um "jovem bibliotecário especializado e sensível", para o apresentar como candidato ao prémio sueco de 2011, que tem um valor monetário de 500 mil euros. O prazo de candidatura termina no próximo dia 15 e os nomeados só serão anunciados em Setembro. Este ano o prémio foi atribuído à escritora belga Kitty Crowther, mas entre os mais de 150 nomeados estavam a escritora Alice Vieira e o projecto Palavras Andarilhas, da câmara municipal de Beja. Licenciado em Sociologia e com uma pós-graduação em Ciência Documentais, Nuno Marçal percorre habitualmente centenas de quilómetros com a carrinha-biblioteca para levar livros, DVD, revistas e jornais às aldeias e às escolas do interior. A biblioteca itinerante dispõe de cerca de 1.100 livros e 157 DVD que os utentes podem levar para casa, além de alguns títulos da imprensa para leitura imediata, disponibiliza ainda malas com estes materiais para dois centros de dia. A biblioteca móvel integra o projecto "Progride uma comunidade, uma família…" do Instituto da Segurança Social, cujos parceiros locais são a Câmara de Proença-a-Nova e a Misericórdia da Sobreira Formosa.
Em 2009, Nuno Marçal recebeu em Espanha um prémio da Associação de Profissionais de Bibliotecas Móveis "pelo seu compromisso profissional e social com os cidadãos mais desfavorecidos".
O seu trabalho pode ser acompanhado no blogue http://opapalagui.blogspot.com/.

{backbutton}