Na passagem do primeiro aniversário da sua morte, a Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto apresenta ao público, desde 16 de Setembro até ao próximo dia 16 de Outubro, a exposição biográfica subordinada ao tema: "Joaquim dos Santos In Memoriam". Trata-se de uma exposição organizada pelos alunos da Licenciatura em Música da Universidade do Minho, que proporciona uma visão geral sobre a vida e obra do ilustre padre e compositor cabeceirense, cuja grandeza artística, ganhou notoriedade aquém e além fronteiras.
Nesta mostra estão retratados o seu ambiente familiar, a formação religiosa e musical, a relação com o seu mestre Manuel Faria, o lado do compositor e pedagogo, a sua discografia, as obras editadas nas revistas de música sacra, a relação com a Banda Cabeceirense e com o Coro da Igreja de S. Miguel de Refojos. Simultaneamente a exposição aborda outras facetas do conhecido compositor, genial na criação artística do campo musical e instrumental, cujo percurso de vida é mostrado aos cabeceirenses. "O Padre Dr. Joaquim dos Santos era um homem simples no seu viver, um cidadão honesto e cumpridor, um padre humilde e desprendido, para além de ter sido um professor dedicado e carinhoso, de grande descrição", sustentam os promotores desta exposição.
A autarquia cabeceirense já o tinha distinguido como: "Um músico e compositor brilhante e genial, um cabeceirense exemplar e raro que trouxe, traz e continuará a trazer grande prestígio e honra a Cabeceiras de Basto."
Para mais informações consulte: http://maestrojoaquimdossantos.blogspot.com