capa_obama

Barack Obama [numa biblioteca, na foto acima] proclamou o mês de Outubro como o mês da literacia da informação nos Estados Unidos. As bibliotecas escolares, que têm como um objectivo essencial a formação dos alunos nesse conjunto de competências, não podem deixar de saudar esta proclamação:

NATIONAL INFORMATION LITERACYAWARENESS MONTH, 2009

A cada dia, somos inundados com grandes quantidades de informação. Um ciclo de 24 horas de notícias e milhares de televisores e redes de rádio, juntamente com uma gama imensa de recursos on-line, têm desafiado as nossas percepções de longa data da gestão da informação. Além da simples posse de dados, também temos de aprender as habilidades necessárias para adquirir, recolher e avaliar informações para qualquer situação. Este novo tipo de alfabetização também exige competência com as tecnologias de comunicação, incluindo computadores e dispositivos móveis que nos podem ajudar no nosso dia-a-dia a tomar decisões. A "National Information Literacy Awareness Month" destaca a necessidade de todos os americanos para serem peritos nas habilidades necessárias à sua efetiva navegação na Era da Informação.

Embora possamos saber como encontrar as informações que precisamos, temos também de saber avaliá-las. Durante a última década, temos visto uma crise de autenticidade emergir. Vivemos hoje num mundo onde qualquer um pode publicar uma opinião ou ponto de vista, verdadeira ou não, e que essa opinião seja ampliada dentro do mundo da informação. Ao mesmo tempo, os americanos têm um acesso sem precedentes a fontes diversas e independentes de informação, bem como instituições como bibliotecas e universidades, que podem ajudar a separar a verdade da ficção e da informação sem valor.

Educadores de nossa nação e instituições de ensino devem estar conscientes e ajustarem-se para estas novas realidades. Além das habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética, é igualmente importante que, aos nossos alunos, sejam dadas as ferramentas necessárias para aproveitar as informações disponíveis. A informação, a capacidade de procurar, localizar e decifrar pode ser aplicada a inúmeras decisões da vida, à área financeira, médica, educacional ou técnica.

Este mês, dedicamo-nos à consciência crescente de informação, de alfabetização para que todos os cidadãos possam compreender a sua importância vital. A informação, educação e cidadania são essenciais para o funcionamento da nossa sociedade moderna e democrática, e eu encorajo instituições de ensino e comunidades em todo o país para ajudarem os americanos a encontrar e avaliar as informações que procuram, em todas as suas formas.

PORTANTO, Eu, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, em virtude da autoridade que me foi conferida pela Constituição e as leis dos Estados Unidos, proclamo Outubro de 2009, como sendo o mês da "National Information Literacy Awareness" . Apelo ao povo dos Estados Unidos para reconhecerem a informação e o importante papel que desempenha nas nossas vidas diárias, e apreciarem a necessidade de uma maior compreensão do seu impacto.

EM FÉ, eu assino o presente documento neste primeiro dia de outubro, do ano do Senhor de dois mil e nove e da Independência dos Estados Unidos da América, o ano de duzentos e trinta e quarto.

BARACK OBAMA

PELO PRESIDENTE DO ESTADOS UNIDOS

A PROCLAMAÇÃO

{backbutton}