A Biblioteca informa que a apresentação do livro "A morgada da rua do Almada" prevista para o próximo dia 30 de Setembro, na Biblioteca Municipal, foi cancelada por motivos alheios à Câmara Municipal. Nova data está a ser agendada e disso daremos conta no momento oportuno.
Celebra-se hoje, 31 de Julho de 2014, o primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Mondim de Basto. Desde o seu início que a Biblioteca Municipal se tem mostrado empreendedora, seja com a apresentação de livros, exibição de filmes, realização de conferências e palestras, mostras de exposição de fotografia, pintura e esculturas, Feira do Livro, entre muitas outras atividades.
A Biblioteca Municipal tem sido frequentada por pessoas de todas as idades e tem provado ser um espaço de eleição para os apaixonados pelas artes, principalmente pela leitura.
Decorreu no serão de 24 de Abril, no Auditório da Biblioteca Municipal, a apresentação do livro “Revolução Paraíso” do autor Paulo M. Morais.
Além da apresentação da obra, em uma noite dedicada ao 25 de Abril, o público foi presenteado com um concerto de Abril do músico Paulo Miranda e, ainda, poesia declamada pelo conhecido ator Vítor de Sousa.
Uma excelente véspera de 25 de Abril na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto
No próximo dia 17 de Abril, a Biblioteca Municipal de Celorico de Basto recebe o "Bibliotecar".
O "Bibliotecar" trata-se de uma ação a desenvolver nas bibliotecas, identificando-as como relevantes na formação de públicos e como agentes mediadores em processos de formação de públicos para a cultura.
Um grupo de jovens é convidado a entrar num jogo onde as regras propõe procurar e ler excertos de livros, pré selecionados no universo literário da biblioteca, segundo uma apresentação de linhas orientadoras de leitura metódica destes excertos, estimulando assim a leitura das obras propostas que poderão completar e alargar a aprendizagem dos jovens participantes.
No âmbito do Palcos do Românico, o "Cão Danado" convida o ator e encenador Tiago Correia para trabalhar uma aproximação do texto literário a outras formas de expressão artística, permitindo uma construção individual de trabalho de voz e interpretação por parte dos participantes.
A partir de um jogo, criar uma história envolvendo cada interveniente na construção e interpretação da mesma. Este jogo destina-se ao público juvenil com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos.
A ação decorrerá no dia 17 de Abril entre as 10 e as 12 horas.