LOGO RBBB

Eventos

RBB nas Redes Sociais

facebook-logo twitter-logo delicious-logo youtube-logo

alexandre Poeta, romancista e historiador, Alexandre Herculano nasceu há 200 anos, a 28 de Março de 1810.

A maior influência de Herculano na cultura portuguesa é como historiador, e para o seu esforço de conferir à investigação histórica características de rigor científico muito terá contribuído a circunstância de desde novo ter frequentado bibliotecas públicas e de ele próprio ter exercido o cargo de Bibliotecário-mor das Bibliotecas da Ajuda e das Necessidades, vivendo e trabalhando perto das fontes que lhe fundamentaram o estudo.

A Dama Pé de Cabra

Vós os que não credes em bruxas, nem em almas penadas, nem nas tropelias de Satanás, assentai-vos aqui ao lar, bem juntos ao pé de mim, e contar-vos-ei a história de D. Diogo Lopes, senhor de Biscaia. E não me digam no fim: "Não pode ser." Pois eu sei cá inventar cousas destas? Se a conto, é porque a li num livro muito velho, quase tão velho como o nosso Portugal. E o autor do livro velho leu-a algures ou ouviu-a contar, que é o mesmo, a algum jogral em seus canta. É uma tradição veneranda; e quem descrê das tradições lá irá para onde o pague Juro-vos que, se me negais esta certíssima história, sois dez vezes mais descridos do que S. Tomé antes de ser grande santo. E não sei se eu estarei de ânimo de perdoar -vos, como Cristo lhe perdoo

Silêncio profundíssimo; porque vou principiar.

D. Diogo Lopes era um infatigável Monteiro: neve da serra no Inverno, sóis dos estivais no Verão, noites e madrugadas, Pela manhã cedo de um dia sereno, estava D. Diogo em sua armada, em monte selvoso e agreste, esperando um porco-montês, que, batido pelos caçadores, devia sair naquela assomada. Eis senão quando começa a ouvir cantar ao longe: era um lindo, lindo canto.Alevantou os olhos para uma penha que lhe ficava fronteira: sobre ela estava assentada uma formosa dama: era a dama quem cantava. [...]

In HERCULANO, Alexandre. Lendas e narrativas, volume II, prefácio e revisão de Vitorino Nemésio, verificação do texto e notas de António C. Lucas, Lisboa, Bertrand, 1970, pp. 21-28.

________________

Algumas das principais obras de Herculano estão disponíveis tanto na "Biblioteca Digital Camões" como na "Biblioteca Nacional Digital".

Ver mais em:

IC - Instituto Camões

BNP - Biblioteca Nacional de Portugal

{backbutton}