LOGO RBBB

Eventos

RBB nas Redes Sociais

facebook-logo twitter-logo delicious-logo youtube-logo

Foto expo

A Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho em colaboração com o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto preparou uma exposição intitulada:” más CARAS”, que estará patente de 3 de março a 28 de abril, na Biblioteca Municipal.



Com esta exposição pretendemos celebrar o entrudo tradicional serrano, realizado nas aldeias, fazendo uso das máscaras tradicionais, roupas e adornos usados pelos foliões. Nas aldeias serranas, o entrudo vivia-se de forma simples, recorrendo à utilização de roupa e objetos velhos, algo que ocultasse o rosto e o corpo bastava para se brincar.

As máscaras expostas representam figuras faciais medonhas e diabólicas. Algumas delas são adornadas por elementos endógenos como cornos, cabeleiras e ainda algumas pinturas próprias desta altura.

Os lenços, xailes ou farrapos velhos eram igualmente utilizados, uma vez que a face teria que estar completamente oculta. As roupas antigas, guardadas em arcas e armários, eram assim aproveitadas para esta ocasião.

Venha divertir-se e reviver uma tradição connosco! Esperamos por si… 


{backbutton}