A ministra da Educação, Isabel Alçada, enalteceu hoje o papel dos professores na sociedade, afirmando que o êxito do processo educativo depende sobretudo destes profissionais.
«Por muito que na sociedade se faça, é naqueles que se dedicam a ensinar que está depositada a possibilidade de êxito de toda a actividade educativa, é nos docentes», disse Isabel Alçada em Condeixa-a-Nova.
Ao intervir na inauguração do Centro Escolar desta vila do distrito de Coimbra, exortou as famílias a apoiarem a aprendizagem das crianças, sublinhando, no entanto, que «os docentes fazem o máximo que podem».
«Acompanhem os vossos filhos com carinho e amor, mas ao mesmo tempo sem deixarem a possibilidade de eles não irem o mais longe possível», acentuou.
A ministra da Educação admitiu que «a harmonia entre o amor e o estímulo para que eles vão o mais longe possível é muito difícil de alcançar».
Desafiando os pais a «educarem os filhos para a autonomia em cada momento da vida», dando-lhes «um apoio em que há uma exigência da parte da família», defendeu que esta atitude contribuirá «para que a criança sinta vitória naquilo que faz». Cada docente «tem que procurar os melhores resultados dos seus alunos», mas também «cada família tem que incentivar os seus filhos a obter os melhores resultados».
«Queria dizer-vos que confiamos nos docentes, sabemos que os docentes fazem o máximo que podem, querem que as crianças aprendam, estão à procura da melhor solução em cada dia para lhes ensinar o melhor possível», disse Isabel Alçada.
O Centro Escolar de Condeixa-a-Nova representa um investimento de 1,5 milhões de euros que a Câmara Municipal, presidida pelo socialista Jorge Bento, realizou na transformação de um conjunto de edifícios escolares desactivados desde 2004.
«Uma escola destas é um equipamento fundamental» para o concelho, correspondendo a «uma etapa do trabalho que vamos fazendo» na área da Educação, referiu Jorge Bento. Com capacidade para acolher 350 alunos do 1.º Ciclo e 80 do Pré-escolar, o estabelecimento começou a funcionar em Setembro passado, recebendo os alunos em excesso da EB1 de Condeixa e os que integravam pequenas escolas do concelho que encerraram nos últimos anos, entre elas a de Casável, que fechou em 2009.
{backbutton}